segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

A bandeira

Um símbolo é uma representação figurativa de uma ideia ou de um conjunto de ideias. Deste modo, em vez de começar por enunciar princípios até chegar a um símbolo que os represente, achei por bem seguir o sentido oposto, isto é, apresentar primeiro o enunciado e depois o conteúdo, como se de um índice ou introdução se tratasse. E esse enunciado simbólico é uma bandeira neomonarquica.



Primeiro, as cores. O verde representa a terra pátria - saudável, respeitada e usada responsavel e sustentavelmente - assim como vitalidade e esperança nacionais, enquanto o branco representa a Constituição e os direitos civis. O escudo nacional é o tradicional, enquanto a coroa é aberta de modo a afirmar a laicidade do Estado: por um lado, permite o uso do símbolo régio sem ser encimado por uma cruz cristã (como na bandeira monárquica convencional) e, por outro, por não ser fechada como a dos Bragança, quebra com a tradição de confessionalismo real que vem desde D. João IV, que ofereceu a coroa portuguesa a Nossa Senhora da Conceição. A bem da neutralidade religiosa, uma nova coroa é necessária, tanto na bandeira como na cabeça do/a soberano/a, reclamando-se da Igreja para o Estado aquilo que é o símbolo máximo da chefia do Estado. A César o que é de César!

Em resumo, a bandeira proposta enuncia os três princípios básicos da neomonarquia: Pátria, Constituição e Laicidade!

2 comentários:

mch disse...

Caro Fruto d'Aviz, do Porto

Bravo pela independnência de opensamento. Aqui cheguei através do Forum da Democracia Real onde participo. A ideia da Coroa Aberta é genial.
V. pode encontrar-me no FORUM ou no Duas cidades
Blogs como este permitem pensar que a ideia de demcorcia real é a única que abrange todos os portugueses

BOM ANO DE 2007

Anónimo disse...

Caro fruto d' avis, acho o seu esforço para negar a relaçao da igreija Crista Catolica com os alicerces da cultura e monarquia portuguesa mesmo que "neo", repugnante, ainda para o mais vai acabar a sua publicaçao citando a Sagrada Biblia, com um dito do proprio Jesus Cristo, "dai a cesar o que é de cesar".